Historicamente o Cubismo
originou-se na obra de Cézanne,
pois para ele a pintura deveria
tratar as formas da natureza
como se fossem cones, esferas e
cilindros. Entretanto, os cubistas
foram mais longe do que
Cézanne. Passaram a representar
os objetos com todas as suas
partes num mesmo plano. É
como se eles estivessem abertos
e apresentassem todos os seus
lados no plano frontal em
relação ao espectador. Na
verdade, essa atitude de
decompor os objetos não tinha
nenhum compromisso de
fidelidade com a aparência real
das coisas.
O pintor cubista tenta
representar os objetos em três
dimensões, numa superfície
plana, sob formas geométricas,
com o predomínio de linhas
retas. Não representa, mas
sugere a estrutura dos corpos ou
objetos. Representa-os como se
movimentassem em torno deles,
vendo-os sob todos os ângulos
visuais, por cima e por baixo,
percebendo todos os planos e
volumes.
Principais características:
* geometrização das formas e
volumes;
* renúncia à perspectiva;
* o claro-escuro perde sua
função;
* representação do volume
colorido sobre superfícies planas;
* sensação de pintura
escultórica;
* cores austeras, do branco ao
negro passando pelo cinza, por
um ocre apagado ou um
castanho suave.
O cubismo se divide em duas
fases:
Cubismo Analítico - (1909)
caracterizado pela
desestruturação da obra em
todos os seus elementos.
Decompondo a obra em partes,
o artista registra todos os seus
elementos em planos sucessivos
e superpostos, procurando a
visão total da figura, examinado-
a em todos os ângulos no
mesmo instante, através da
fragmentação dela. Essa
fragmentação dos seres foi tão
grande, que se tornou
impossível o reconhecimento de
qualquer figura nas pinturas
cubistas. A cor se reduz aos tons
de castanho, cinza e bege.
Cubismo Sintético - (1911)
reagindo à excessiva
fragmentação dos objetos e à
destruição de sua estrutura.
Basicamente, essa tendência
procurou tornar as figuras
novamente reconhecíveis.
Também chamado de Colagem
porque introduz letras, palavras,
números, pedaços de madeira,
vidro, metal e até objetos
inteiros nas pinturas. Essa
inovação pode ser explicada pela
intenção do artistas em criar
efeitos plásticos e de ultrapassar
os limites das sensações visuais
que a pintura sugere,
despertando também no
observador as sensações táteis.
Principais artistas:
Pablo Picasso - (1881-1973)
Tendo vivido 92 anos e pintado
desde muito jovem até próximo
à sua morte passou por diversas
fases: a fase Azul, entre
1901-1904, que representa a
tristeza e o isolamento
provocados pelo suicídio de
Casagemas, seu amigo, são
evidenciados pela monocromia e
também a representa a miséria e
o desespero humanos; a fase
Rosa, entre 1904-1907, o amor
por Fernande origina muitos
desenhos sensuais e eróticos,
com a paixão de Picasso pelo
circo, iniciam-se os ciclos dos
saltimbancos e do arlequim.
Depois de descobrir as artes
primitivas e africana
compreende que o artista negro
não pinta ou esculpi de acordo
com as tendência de um
determinado movimento
estético, mas com uma liberdade
muito maior. Picasso
desenvolveu uma verdadeira
revolução na arte. Em 1907, com
a obra Les Demoiselles
d’Avignon começa a elaborar a
estética cubista que, como vimos
anteriormente, se fundamenta
na destruição de harmonia
clássica das figuras e na
decomposição da realidade, essa
tela subverteu o sentido da arte
moderna com a declaração de
guerra em 1914, chega ao fim a
aventura cubista.
Podemos destacar, também o
mural Guernica, que representa,
com veemente indignação, o
bombardeio da cidade
espanhola de Guernica pelos
aliados alemães de Franco, em
abril de 1937, responsável pela
morte de grande parte da
população civil formada por
crianças, mulheres e
trabalhadores.
"A obra de um artista é uma
espécie de diário. Quando o
pintor, por ocasião de uma
mostra, vê algumas de suas telas
antigas novamente, é como se
ele estivesse reencontrando
filhos pródigos - só que vestidos
com túnica de ouro." Pablo
Picasso
"A Arte não é a verdade. A Arte
é uma mentira que nos ensina a
compreender a verdade". Pablo
Picasso
Georges Braque - (1882-1963, 81
anos) Foi um pintor e escultor
francês que juntamente com
Pablo Picasso inventaram o
Cubismo. Braque iniciou a sua
ligação as cores, na empresa de
pintura decorativa de seu pai. A
maior parte da sua adolescência
foi passada em Le Havre, mas no
ano de 1889, mudou-se para
Paris onde, em 1906, no Salão
dos Independentes, expôs as
suas primeiras obras no estilo de
formas simples e cores puras
(fovismo). No Outono de 1907,
conheceu Picasso com quem se
deu quase diariamente até que
em 1914 devido a Grande
Guerra se separaram. Braque foi
mobilizado e ferido na cabeça
em 1915, tendo sido agraciado
com a Cruz de Guerra e da
Legião de Honra. Durante dois
anos, devido ao ferimento esteve
afastado da pintura.
Tarsila do Amaral - (1886 - 1973)
Apesar de não ter exposto na
Semana de 22, colaborou
decisivamente para o
desenvolvimento da arte
moderna brasileira, pois
produziu um conjunto de obras
indicadoras de novos rumos. Em
1928, deu início a uma fase
chamada Antropofágica. A ela
pertence a tela Abaporu cujo
nome, segundo a artista é de
origem indígena e significa
“Antropófago”. Também usou
de temática social nos seus
quadros como na tela Operários.
Rego Monteiro - (1899-1970) Um
dos primeiros artistas brasileiros
a realizar uma obra dentro da
estética cubista. Estudou em
Paris, depois da Semana de Arte
Moderna, sua vida alternou-se
entre a França e o Brasil. Foi
reconhecido também naquele
país, tem seus quadros dentro
do acervo de alguns importantes
museus.
Obra destacada: Cita.
Segue alguns links dos artistas:
Abraço
Respostas de TAH! - 5 anos atrás
-
http://www.museupicasso.bcn.es
http://www.musee-picasso.fr
http://
www.tarsiladoamaral.com.br
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