A artista plástica Maria de Fátima
Junqueira Pereira dispõe desse recurso
na Escola de Aplicação da Universidade
de São Paulo (USP), na capital paulista,
onde leciona para o 2º ano. "Em
recortes, pinturas ou colagens, os
alunos inventam misturas, texturas e
cores", explica ela. Trocando
experiências com os colegas e criando,
eles percebem que há diversas
maneiras de trabalhar os materiais.
O conteúdo de Arte é dividido em
quatro linguagens: artes visuais,
música, dança e teatro, de acordo com
os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Na prática, a primeira é priorizada e as
demais perdem espaço por falta de
tempo e de estrutura ou por deficiência
na formação dos professores. Isso não
significa que eles dominem o ensino da
pintura, do desenho e da escultura,
mas o fato de estarem mais presentes
no dia a dia facilita a abordagem.
Para Rosa Iavelberg, diretora do Centro
Universitário Maria Antonia, em São
Paulo, o ambiente é determinante para
a aprendizagem nessa área (veja as
situações didáticas a seguir): "A sala de
aula deve ter o clima de um ateliê para
que se possa criar".
Situações diáticas de Arte
1. Produção
O que é:Realização de atividades
onde o aluno é chamado a criar, a
produzir algum trabalho artístico. Seja
desenhando, pintando, modelando,
fotografando etc. As atividades de
produção podem partir de propostas
elaboradas pelo professor e podem se
articular com a leitura de imagens.
Nesse caso é importante o professor
escolher imagens cujas características
despertem percepções específicas
acerca de algum aspecto visual ou
simbólico que se deseja trabalhar com
os alunos.
Quando propor: Semanalmente.
O que a criança aprende: A
reconhecer conteúdos e conceitos
relativos a linguagem da arte.
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Publicado em NOVA ESCOLAEdição
213, JUNHO/JULHO 2008. Título
original: Olhar criativo
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