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quinta-feira, 5 de abril de 2012

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

Introdução
Há 30 anos atrás este problema
praticamente não existia. As escolas do
passado seguiam um sistema
tradicional, exigindo dos alunos um
comportamento quase militar. Quando
ocorriam atitudes de indisciplina, os
castigos, muitos deles físicos, eram
aplicados.
Sugestões
Porém, muita coisa mudou nestes 30
anos e hoje a escola não adota mais
uma postura repressiva e violenta.
Estamos numa época de valorização da
democracia, cidadania e respeito. Cabe
a escola levar estes princípios à sério
dentro do seu projeto pedagógico.
Então, como acabar ou diminuir a
indisciplina em sala de aula,
objetivando melhorar as condições de
aprendizado dos alunos?
Primeiramente, o professor deve
identificar os motivos da indisciplina.
Observar os alunos e estabelecer um
diálogo pode ajudar muito neste
sentido. Muitas vezes, a indisciplina
ocorre porque os alunos não entendem
o conteúdo ou acham as aulas
cansativas. Nestes casos, o professor
pode modificar suas aulas, adotando
atividades estimulantes e interativas.
Esta atitude costuma gerar bons
resultados.
Em outras situações, a indisciplina
ocorre a partir de uma situação de
conflito e enfrentamento entre alunos e
professor.Neste caso, o professor deve
buscar conversar e ouvir os alunos.
Cabe ao professor desfazer o clima de
conflito e solucionar a situação.
Uma outra boa sugestão é criar
algumas regras comuns para o
funcionamento das aulas. O professor
pode fazer isso com a ajuda dos
próprios alunos. Dentro destas regras
podem constar: levantar a mão e
aguardar a sua vez antes de perguntar
ou falar, fazer silêncio em momentos de
explicação,falar num tom de voz
adequado, etc.
Com estas e outras atitudes, o
professor vai ganhar o respeito de seus
alunos. Este respeito é uma porta
aberta para, através do diálogo com os
estudantes, buscar soluções adequadas
para melhorar as condições de aula na
escola.

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