A bile é uma mistura (micelar) instável de água, colesterol, sais biliares e lecitinas. A alteração nas proporções destes elementos propiciará a precipitação, pelo processo de cristalização os cálculos se formam e progressivamente aumentam de tamanho. Dentre suas funções, destacam-se: facilitar a excreção do colesterol, solubilizar a gordura ingerida aumentando sua absorção intestinal. Os ácidos biliares são reabsorvidos no intestino, especialmente no íleo terminal constituindo o ciclo entero-hepático.
Litíase Biliar
É a presença de cálculos biliares na vesícula biliar e/ou na via biliar principal intra ou extra-hepática.
Os cálculos biliares, nos EUA, ocorrem em cerca de de 20% das mulheres e 8% dos homens maiores de 40 anos de idade.
Cerca de 80% dos cálculos biliares tem como componente principal o colesterol (cálculos de colesterol e mistos) e os demais são constituídos por pigmentos biliares (bilirrubinato de cálcio)
Formação Dos Cálculos
O mecanismo básico responsável pela formação dos cálculos é a supersaturação da bile, com componentes excedendo sua solubilidade máxima - Bile litogênica.
No mundo ocidental os cálculos mais comuns são de colesterol ou mistos, estes últimos também com porcentagem significativa de colesterol. Os de colesterol, em geral são cálculos grandes arredondados e de cor clara. Já os mistos podem ser múltiplos e facetados, também de cor esbranquiçada.
Crescem de 2 a 5 mm por ano, demorando cerca de 5 a 20 anos para o aparecimento de sintomas.
Os cálculos pigmentados são muito mais comuns na Ásia do que nos países ocidentais, têm como componente básico os sais de bilirrubinato de cálcio. Costumam ser pequenos, facetados e de cor escura. Quando formados fora da vesícula biliar, têm aspecto terroso, se fragmenta fácil e é de cor marrom.
Vesícula biliar retirada por videolaparoscopia
Vesícula Biliar aberta, retirada por videolaparoscopia com cálculo único no seu interior.
Vesícula Biliar aberta, retirada por videolaparoscopia, com múltiplos microcálculos de colesterol
Vesícula Biliar aberta, impregnada de colesterol em sua parede - colesterolose
Nenhum comentário:
Postar um comentário