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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONTEÚDOS QUE TODO PROFESSOR PRECISA SABER PARA PLANEJAR AULAS.

Revista do Projeto Pedagógico
I - Elaborando o Projeto
Pedagógico
11. Plano de Ensino - Orientações
Diagnóstico
O Diagnóstico tem por fim determinar,
através de métodos, os mais precisos
possíveis, a natureza e as causas dos
problemas educacionais. Deve levar em
conta o homem ou o modelo de
sociedade que desejamos e o campo
educacional em que nos movemos.
Diagnóstico é o confronto entre o ideal
traçado e a prática existente.
É uma leitura e um juízo de realidade,
do mundo e da escola.
Referências básicas para o
diagnóstico escolar:
Análise dos resultados do SARESP.
Análise dos resultados do ENEM.
Análise do quadro escolar do ano
anterior (vide relatório anual aprovado
pelo Conselho de Escola).
Quanto maior a consistência entre a
problematização e as ações planejadas,
melhor e mais útil será o diagnóstico.
Se essa etapa for conduzida pelo grupo
de maneira competente, estará
preparado campo seguro para se traçar
uma boa programação.
Diagnosticar é detectar o caráter
específico da realidade da escola e
identificar as fontes dos problemas a
serem superados. Isto significa que os
indicadores sócio-econômicos-
educacionais-culturais devem ser
previamente conhecidos para que o
planejamento educacional se baseie em
uma análise, a mais precisa possível, do
sistema educacional da escola.
O diagnóstico tem o objetivo de reunir
dados e informações suficientes à
análise da qual resulta o
estabelecimento de um plano de ação.
Objetivos Gerais
correspondem a planos de longo e
médio prazo;
expressam propósitos mais amplos
acerca do papel da escola e do ensino
diante das exigências postas pela
realidade social e diante do
desenvolvimento da personalidade dos
alunos;
definem as grandes linhas, perspectivas
da prática educativa da sociedade
brasileira, que serão depois convertidas
em objetivos específicos de cada
disciplina, conforme os níveis escolares
e a idade dos alunos.
Objetivos Específicos
correspondem a planos de curto prazo;
referem-se às ações concretas a
realizar;
sua redação deve ser feita no infinitivo;
devem ser ativos, dinâmicos e breves;
é uma ação concreta que contém o
que se pretende fazer e o para quê;
determinam exigências e resultados
esperados da atividade dos alunos,
referentes a conhecimentos, atitudes,
habilidades e convicções cuja aquisição
e desenvolvimento ocorrem no
processo de transmissão/assimilação e
construção do conhecimento nas
disciplinas em estudo.
Conteúdos
Conteúdossão conhecimentos ou
formas culturais que se considera
essencial que sejam assimilados por
estudantes a fim de alcançar seu
desenvolvimento e socialização.
São os conhecimentos sistematizados,
selecionados das bases das ciências e
dos modos de ação acumulados pela
experiência social da humanidade e
organizados para serem ensinados na
escola; são habilidades e hábitos,
vinculados aos conhecimentos,
incluindo métodos e procedimentos de
aprendizagem e de estudo; são atitudes
e convicções, envolvendo modos de
agir, de sentir e de enfrentar o mundo.
Tais elementos dos conteúdos são
interdependentes, um atuando sobre o
outro; entretanto, os elementos
unificadores são os conhecimentos
sistematizados.
A - Quanto ao Conteúdo:
São os conhecimentos sistematizados
que devem estar associados e
articulados em nível crescente de
complexidade de forma a garantir que,
a partir de sucessivas aproximações, o
aluno possa aprendê-lo e aplicá-lo.
Devem ser selecionados de forma que
sirvam de mediadores para que os
alunos compreendam a realidade.
Devem contemplar os conhecimentos,
as atitudes e habilidades nos domínios
cognitivos, afetivos e psicomotores.
Os conteúdos conceituais visam a
desenvolver as competências do
educando nas suas relações com
símbolos, expressões, idéias, imagens,
representações e nexos, com os quais
ele aprende e ressignifica o real. As
competências do aluno materializam-se
através do trato reflexivo de conteúdos
específicos de ensino, em situações
problematizadoras, desafiadoras para o
grupo (situação didática planejada pelo
professor). A elaboração de conceitos
permite ao aluno vivenciar o
conhecimento, elaborar generalizações,
buscar regularidades ressignificando e
relacionando a dimensão conceitual
do conteúdonuma perspectiva
científica, criativa, produtiva.
Adimensão procedimental do
conteúdo envolve o processo ensino-
aprendizagem, articulando três pólos
distintos: a construção de uma lógica,
uma pedagogia e uma área específica
de conhecimento. Materializa-se numa
perspectiva educacional dialógica,
participativa, compartilhada, bem como
no papel desempenhado pela escola no
sentido de ampliar a capacidade
reflexiva do aluno acerca da realidade
complexa e contraditória, adotando um
compromisso coletivo, interativo,
integrativo, viabilizado com a
construção coletiva do projeto político-
pedagógico. Os conteúdos
procedimentais expressam um saber
fazer que envolve tomar decisões e
realizar uma série de ações, de forma
ordenada e não aleatória, para atingir
uma meta. Os mesmos sempre estão
presentes num projeto de ensino, pois
uma pesquisa, um experimento, uma
síntese, um festival, uma oficina, são
proposições de ações presentes em sala
de aula.
A dimensão atitudinal do conteúdo
está presente no cotidiano escolar,
envolvendo valores, atitudes, normas,
posturas que influem nas relações e
interações da comunidade escolar
numa perspectiva educacional
responsável, valorativa. Está presente
na visão ideológica subjacente ao
contexto pedagógico construído nas
interações cotidianas em que se
materializa a produção do saber. A
escola é um contexto socializador,
gerador de atitudes relativas ao
conhecimento, ao professor, aos
colegas, às disciplinas, às tarefas, à
sociedade. A não compreensão das
relações, das atitudes, dos valores, das
normas como conteúdos escolares faz
com que estes sejam comunicados,
sobretudo de forma inadvertida.
Entende-se por competências
cognitivasmodalidades estruturais da
inteligência, operações que o sujeito
utiliza para estabelecer relações com e
entre os objetos, situações, fenômenos
e pessoas: observar, representar,
imaginar, reconstruir, comparar,
classificar, ordenar, memorizar,
interpretar, inferir, criticar, supor,
levantar hipóteses, escolher, decidir,
identificar, planejar, dentre outras
tantas.
B - Tipologia dos conteúdos
Conteúdos CONCEITUAIS - o que é
preciso saber, conteúdos
PROCEDIMENTAIS - o que é preciso
saber fazer e conteúdos ATITUDINAIS -
os que admitem ser.
Conceituais - O que é preciso
"saber"
Entre outros requisitos, o que permite
que os alunos aprendam conceitos de
maneira significativa na escola é:
a) Possuir uma série de saberes
pessoais.
b) Contar com professores dispostos a
trabalhar considerando os alunos como
centro de sua intervenção.
O conhecimento em qualquer área
requer informação. Para aprender um
conceito, é necessário estabelecer
relações significativas com outros
conceitos.
Os objetivos referentes a fatos,
conceitos e princípios freqüentemente
são formulados mediante os seguintes
verbos: IDENTIFICAR, RECONHECER,
CLASSIFICAR, DESCREVER, COMPARAR,
CONHECER, EXPLICAR, RELACIONAR,
SITUAR (no espaço ou no tempo),
LEMBRAR, ANALISAR, INFERIR,
GENERALIZAR, COMENTAR,
INTERPRETAR, TIRAR CONCLUSÕES,
ESBOÇAR, INDICAR, ENUMERAR,
ASSINALAR, RESUMIR, DISTINGÜIR,
APLICAR, etc.
Procedimentais - "saber fazer"
O que implica aprender um conteúdo
procedimental provém de seu caráter
de "saber fazer". A característica do
saber fazer se refere à realização de
ações e de exercícios de reflexão sobre
a própria atividade e de aplicação em
contextos diferenciados. Torna claro o
caráter necessariamente significativo e
funcional que deve ter a contribuição
desse conteúdo.
Os objetivos referentes a
procedimentos freqüentemente são
formulados mediante os seguintes
verbos: MANEJAR, CONFECCIONAR,
UTILIZAR, CONSTRUIR, APLICAR,
COLETAR, REPRESENTAR, OBSERVAR,
EXPERIMENTAR, TESTAR, ELABORAR,
SIMULAR, DEMONSTRAR,
RECONSTRUIR, PLANEJAR, EXECUTAR,
COMPOR, etc.
Atitudinais - "ser"
Tendências ou disposições adquiridas e
relativamente duradouras para avaliar
de um modo determinado, um objeto,
uma pessoa, um acontecimento ou
situação e atuar de acordo com essa
avaliação.
A formação e a mudança de atitudes
opera sempre com três componentes:
Componente cognitivo (conhecimentos
e crenças);
Componente afetivo (sentimentos e
preferências);
Componente de conduta (ações
manifestas e declaração de intenções);
Os objetivos referentes a valores,
normas e atitudes freqüentemente são
formulados mediante os seguintes
verbos: COMPORTAR-SE (de acordo
com), RESPEITAR, TOLERAR, APRECIAR,
PONDERAR (positiva ou
negativamente), ACEITAR, PRATICAR,
SER CONSCIENTE DE, REAGIR A,
CONFORMAR-SE COM, AGIR,
CONHECER, PERCEBER, ESTAR
SENSIBILIZADO, SENTIR, PRESTAR
ATENÇÃO À, INTERESSAR POR,
OBEDECER, PERMITIR, PREOCUPAR-SE
COM, DELEITAR-SE COM, RECREAR-SE,
PREFERIR, INCLINAR-SE A, TER
AUTONOMIA, PESQUISAR, ESTUDAR,
etc.
Orientação Didático-metodológica
As orientações didático-metodológicas
se constituem na análise das diferentes
relações que ocorrem entre alunos-
professores e diferentes variáveis
didáticas presentes no processo de
ensino-aprendizagem. Não são receitas
de "como ensinar" mas reflexos que
orientam a prática.
Estratégia,segundo o dicionário
eletrônico, é, dentre outros significados,
"Arte de aplicar os meios disponíveis
com vista à consecução de objetivos
específicos" ou "Arte de explorar
condições favoráveis com o fim de
alcançar objetivos específicos."Ambos
os significados sugerem que trata-se de
mecanismos para a consecução de
determinados objetivos previamente
estabelecidos. Assim, antes de
determinarmos como será realizado o
ensino, por exemplo, é importante que
determinemos por quê e para quê
queremos ensinar. Em outras palavras,
é importante que determinemos nossos
objetivos e, depois, escolhamos as
estratégias necessárias para que esses
objetivos sejam alcançados. Ao
perguntarmos por quê e para quê
ensinar, por exemplo, estamos
levantando questões essencialmente
filosóficas e cujas respostas revelam
muito sobre nossas idiossincrasias,
pontos de vista, concepções; revelam,
enfim, toda nossa visão de mundo.
Expõem, mesmo sem querer, o mais
profundo de nosso pensamento e
nossas posturas educacionais.
Seleção de instrumentos e técnicas
de avaliação
A seleção dos instrumentos e
técnicasdeve considerar as
competências e padrões desejados,
bem como a natureza da instituição. É
interessante pensar numa conjugação
de instrumentos que permitam captar
melhor as diversas dimensões dos
domínios das competências
(conhecimentos gerais, habilidades,
atitudes e conhecimentos técnicos
específicos).
Algumas técnicas e instrumentos
poderiam ser pensados, a saber:
desenvolvimento de projetos;
observação da resolução de problemas
em situações simuladas a partir da
realidade;
estudos de casos;
provas operatórias;
portfólios.
Os projetos são instrumentos úteis
para avaliar a aprendizagem na
educação escolar, uma vez que
permitem verificar as capacidades de:
representar objetivos a alcançar;
caracterizar propriedades daquilo que
será trabalhado;
antecipar resultados intermediários e
finais;
escolher estratégias mais adequadas
para a resolução de um Problema;
executar ações para alcançar processos
e resultados específicos;
avaliar condições para a resolução do
problema;
seguir critérios preestabelecidos.
O projeto pode ser propostopara
ser realizado individualmente e em
equipes. Nos projetos em equipe, além
das capacidades já descritas, pode-se
verificar, ainda, a presença de algumas
atitudes tais como: respeito,
capacidade de ouvir, de tomar decisões
em conjunto e de solidariedade. O
projeto prevê que o aluno se
transforme em agente multiplicador,
disseminando informações, agindo em
conjunto com outras pessoas da
comunidade, auxiliando na resolução
de problemas comuns.
Além de técnicas diversificadas para a
avaliação deverão ser utilizados no
mínimo três instrumentos diferentes
por bimestre, caracterizando o
desempenho dos alunos em diferentes
etapas de seu desenvolvimento. O
portfólioé um instrumento que
contempla registros diversos, em
momentos significativos de
aprendizagem, proporcionando assim a
visualização do processo contínuo do
desenvolvimento, tanto para o
professor quanto para o aluno.
Recuperação
Verificar a Indicação CEE 05/98 e Res.
SE 27/02.
A Lei 9.394/96, a LDB, traz na alínea "e"
do inciso V do art. 24, a
obrigatoriedade dos estudos de
recuperação, de preferência paralelos
ao período letivo, a serem disciplinados
pelas instituições de ensino em seus
regimentos.
As atividades pedagógicas que
envolvem os estudos de recuperação
devem ocorrer de forma a garantir o
processo de ensino e de aprendizagem
através de mecanismos programados
em projetos que possam claramente
identificar as defasagens ou
dificuldades dos alunos e ações para
saná-las.
É sadia e necessária a participação da
família na vida escolar dos seus filhos,
porém, não é recomendável a
transferência de incumbências.
Observe-se ainda, que postergar
defasagens detectadas no aprendizado
compromete sobremaneira a vida
escolar do aluno e compromete o
ensino que se quer de qualidade.
A partir de 1998, deverão ser
observados nos estabelecimentos de
ensino os seguintes pontos:
a) Os estudos de recuperação ou de
outras oportunidades de aprendizagem
serão oferecidos, obrigatoriamente, aos
alunos que apresentarem dificuldades
de aprendizagem e deverão ser
realizados, de preferência, no decurso
do ano letivo.
b) Revisão do sistema de avaliação da
aprendizagem do aluno, o que
implicará em reflexão sobre as
concepções de ensino e de
aprendizagem e, como conseqüência
sobre a metodologia usada nos estudos
de recuperação, que passarão a constar
da proposta pedagógica, Regimento e
Plano de Gestão da instituição de
ensino.
A recuperação será processual
(contínua) e paralela. A processual
consiste numa ferramenta
constantemente utilizada pelo
professor, durante o ano letivo.
Ocorrerá na sala de aula, no momento
em que o professor constatar a
existência de dificuldades em algum
aluno ou grupo, permitindo que, após
investigadas e corrigidas as falhas, estes
possam acompanhar normalmente as
atividades do curso.
A paralela ocorrerá nos termos da Res.
SE 27/2002, com freqüência em outro
turno e não necessariamente com o
professor da classe.
O programa de recuperação e reforço
da rede estadual inclui recuperação
contínua, paralela e de ciclo. Cabe ao
professor a responsabilidade de avaliar
diariamente seus alunos para verificar o
seu desempenho. Se nessa avaliação
for constatada dificuldade na
aprendizagem, o aluno é encaminhado
para a recuperação contínua, realizada
pelo próprio professor da classe
durante o horário normal de aulas,
através de trabalhos diversificados para
estimular o aprendizado. Caso esse
esforço não seja suficiente, o aluno é
encaminhado para a recuperação
paralela, em que os alunos são
divididos em pequenos grupos de
acordo com suas dificuldades. As
atividades acontecem em até cinco
horas semanais fora do horário normal
de aulas.
Bibliografia (do plano)
Básica - é referente à área específica do
professor.
Complementar - refere-se aos
conhecimentos pedagógicos gerais do
docente.
__________
Supervisores Responsáveis:
José Dujardis da Silva
Rosângela Ap. Ferini
Maria de Fátima S. Guatelli
Diretoria de Ensino - Região de
Bragança PaulistaPARA PLANEJAR AULAS.Revista do Projeto Pedagógico
I - Elaborando o Projeto
Pedagógico
11. Plano de Ensino - Orientações
Diagnóstico
O Diagnóstico tem por fim determinar,
através de métodos, os mais precisos
possíveis, a natureza e as causas dos
problemas educacionais. Deve levar em
conta o homem ou o modelo de
sociedade que desejamos e o campo
educacional em que nos movemos.
Diagnóstico é o confronto entre o ideal
traçado e a prática existente.
É uma leitura e um juízo de realidade,
do mundo e da escola.
Referências básicas para o
diagnóstico escolar:
Análise dos resultados do SARESP.
Análise dos resultados do ENEM.
Análise do quadro escolar do ano
anterior (vide relatório anual aprovado
pelo Conselho de Escola).
Quanto maior a consistência entre a
problematização e as ações planejadas,
melhor e mais útil será o diagnóstico.
Se essa etapa for conduzida pelo grupo
de maneira competente, estará
preparado campo seguro para se traçar
uma boa programação.
Diagnosticar é detectar o caráter
específico da realidade da escola e
identificar as fontes dos problemas a
serem superados. Isto significa que os
indicadores sócio-econômicos-
educacionais-culturais devem ser
previamente conhecidos para que o
planejamento educacional se baseie em
uma análise, a mais precisa possível, do
sistema educacional da escola.
O diagnóstico tem o objetivo de reunir
dados e informações suficientes à
análise da qual resulta o
estabelecimento de um plano de ação.
Objetivos Gerais
correspondem a planos de longo e
médio prazo;
expressam propósitos mais amplos
acerca do papel da escola e do ensino
diante das exigências postas pela
realidade social e diante do
desenvolvimento da personalidade dos
alunos;
definem as grandes linhas, perspectivas
da prática educativa da sociedade
brasileira, que serão depois convertidas
em objetivos específicos de cada
disciplina, conforme os níveis escolares
e a idade dos alunos.
Objetivos Específicos
correspondem a planos de curto prazo;
referem-se às ações concretas a
realizar;
sua redação deve ser feita no infinitivo;
devem ser ativos, dinâmicos e breves;
é uma ação concreta que contém o
que se pretende fazer e o para quê;
determinam exigências e resultados
esperados da atividade dos alunos,
referentes a conhecimentos, atitudes,
habilidades e convicções cuja aquisição
e desenvolvimento ocorrem no
processo de transmissão/assimilação e
construção do conhecimento nas
disciplinas em estudo.
Conteúdos
Conteúdossão conhecimentos ou
formas culturais que se considera
essencial que sejam assimilados por
estudantes a fim de alcançar seu
desenvolvimento e socialização.
São os conhecimentos sistematizados,
selecionados das bases das ciências e
dos modos de ação acumulados pela
experiência social da humanidade e
organizados para serem ensinados na
escola; são habilidades e hábitos,
vinculados aos conhecimentos,
incluindo métodos e procedimentos de
aprendizagem e de estudo; são atitudes
e convicções, envolvendo modos de
agir, de sentir e de enfrentar o mundo.
Tais elementos dos conteúdos são
interdependentes, um atuando sobre o
outro; entretanto, os elementos
unificadores são os conhecimentos
sistematizados.
A - Quanto ao Conteúdo:
São os conhecimentos sistematizados
que devem estar associados e
articulados em nível crescente de
complexidade de forma a garantir que,
a partir de sucessivas aproximações, o
aluno possa aprendê-lo e aplicá-lo.
Devem ser selecionados de forma que
sirvam de mediadores para que os
alunos compreendam a realidade.
Devem contemplar os conhecimentos,
as atitudes e habilidades nos domínios
cognitivos, afetivos e psicomotores.
Os conteúdos conceituais visam a
desenvolver as competências do
educando nas suas relações com
símbolos, expressões, idéias, imagens,
representações e nexos, com os quais
ele aprende e ressignifica o real. As
competências do aluno materializam-se
através do trato reflexivo de conteúdos
específicos de ensino, em situações
problematizadoras, desafiadoras para o
grupo (situação didática planejada pelo
professor). A elaboração de conceitos
permite ao aluno vivenciar o
conhecimento, elaborar generalizações,
buscar regularidades ressignificando e
relacionando a dimensão conceitual
do conteúdonuma perspectiva
científica, criativa, produtiva.
Adimensão procedimental do
conteúdo envolve o processo ensino-
aprendizagem, articulando três pólos
distintos: a construção de uma lógica,
uma pedagogia e uma área específica
de conhecimento. Materializa-se numa
perspectiva educacional dialógica,
participativa, compartilhada, bem como
no papel desempenhado pela escola no
sentido de ampliar a capacidade
reflexiva do aluno acerca da realidade
complexa e contraditória, adotando um
compromisso coletivo, interativo,
integrativo, viabilizado com a
construção coletiva do projeto político-
pedagógico. Os conteúdos
procedimentais expressam um saber
fazer que envolve tomar decisões e
realizar uma série de ações, de forma
ordenada e não aleatória, para atingir
uma meta. Os mesmos sempre estão
presentes num projeto de ensino, pois
uma pesquisa, um experimento, uma
síntese, um festival, uma oficina, são
proposições de ações presentes em sala
de aula.
A dimensão atitudinal do conteúdo
está presente no cotidiano escolar,
envolvendo valores, atitudes, normas,
posturas que influem nas relações e
interações da comunidade escolar
numa perspectiva educacional
responsável, valorativa. Está presente
na visão ideológica subjacente ao
contexto pedagógico construído nas
interações cotidianas em que se
materializa a produção do saber. A
escola é um contexto socializador,
gerador de atitudes relativas ao
conhecimento, ao professor, aos
colegas, às disciplinas, às tarefas, à
sociedade. A não compreensão das
relações, das atitudes, dos valores, das
normas como conteúdos escolares faz
com que estes sejam comunicados,
sobretudo de forma inadvertida.
Entende-se por competências
cognitivasmodalidades estruturais da
inteligência, operações que o sujeito
utiliza para estabelecer relações com e
entre os objetos, situações, fenômenos
e pessoas: observar, representar,
imaginar, reconstruir, comparar,
classificar, ordenar, memorizar,
interpretar, inferir, criticar, supor,
levantar hipóteses, escolher, decidir,
identificar, planejar, dentre outras
tantas.
B - Tipologia dos conteúdos
Conteúdos CONCEITUAIS - o que é
preciso saber, conteúdos
PROCEDIMENTAIS - o que é preciso
saber fazer e conteúdos ATITUDINAIS -
os que admitem ser.
Conceituais - O que é preciso
"saber"
Entre outros requisitos, o que permite
que os alunos aprendam conceitos de
maneira significativa na escola é:
a) Possuir uma série de saberes
pessoais.
b) Contar com professores dispostos a
trabalhar considerando os alunos como
centro de sua intervenção.
O conhecimento em qualquer área
requer informação. Para aprender um
conceito, é necessário estabelecer
relações significativas com outros
conceitos.
Os objetivos referentes a fatos,
conceitos e princípios freqüentemente
são formulados mediante os seguintes
verbos: IDENTIFICAR, RECONHECER,
CLASSIFICAR, DESCREVER, COMPARAR,
CONHECER, EXPLICAR, RELACIONAR,
SITUAR (no espaço ou no tempo),
LEMBRAR, ANALISAR, INFERIR,
GENERALIZAR, COMENTAR,
INTERPRETAR, TIRAR CONCLUSÕES,
ESBOÇAR, INDICAR, ENUMERAR,
ASSINALAR, RESUMIR, DISTINGÜIR,
APLICAR, etc.
Procedimentais - "saber fazer"
O que implica aprender um conteúdo
procedimental provém de seu caráter
de "saber fazer". A característica do
saber fazer se refere à realização de
ações e de exercícios de reflexão sobre
a própria atividade e de aplicação em
contextos diferenciados. Torna claro o
caráter necessariamente significativo e
funcional que deve ter a contribuição
desse conteúdo.
Os objetivos referentes a
procedimentos freqüentemente são
formulados mediante os seguintes
verbos: MANEJAR, CONFECCIONAR,
UTILIZAR, CONSTRUIR, APLICAR,
COLETAR, REPRESENTAR, OBSERVAR,
EXPERIMENTAR, TESTAR, ELABORAR,
SIMULAR, DEMONSTRAR,
RECONSTRUIR, PLANEJAR, EXECUTAR,
COMPOR, etc.
Atitudinais - "ser"
Tendências ou disposições adquiridas e
relativamente duradouras para avaliar
de um modo determinado, um objeto,
uma pessoa, um acontecimento ou
situação e atuar de acordo com essa
avaliação.
A formação e a mudança de atitudes
opera sempre com três componentes:
Componente cognitivo (conhecimentos
e crenças);
Componente afetivo (sentimentos e
preferências);
Componente de conduta (ações
manifestas e declaração de intenções);
Os objetivos referentes a valores,
normas e atitudes freqüentemente são
formulados mediante os seguintes
verbos: COMPORTAR-SE (de acordo
com), RESPEITAR, TOLERAR, APRECIAR,
PONDERAR (positiva ou
negativamente), ACEITAR, PRATICAR,
SER CONSCIENTE DE, REAGIR A,
CONFORMAR-SE COM, AGIR,
CONHECER, PERCEBER, ESTAR
SENSIBILIZADO, SENTIR, PRESTAR
ATENÇÃO À, INTERESSAR POR,
OBEDECER, PERMITIR, PREOCUPAR-SE
COM, DELEITAR-SE COM, RECREAR-SE,
PREFERIR, INCLINAR-SE A, TER
AUTONOMIA, PESQUISAR, ESTUDAR,
etc.
Orientação Didático-metodológica
As orientações didático-metodológicas
se constituem na análise das diferentes
relações que ocorrem entre alunos-
professores e diferentes variáveis
didáticas presentes no processo de
ensino-aprendizagem. Não são receitas
de "como ensinar" mas reflexos que
orientam a prática.
Estratégia,segundo o dicionário
eletrônico, é, dentre outros significados,
"Arte de aplicar os meios disponíveis
com vista à consecução de objetivos
específicos" ou "Arte de explorar
condições favoráveis com o fim de
alcançar objetivos específicos."Ambos
os significados sugerem que trata-se de
mecanismos para a consecução de
determinados objetivos previamente
estabelecidos. Assim, antes de
determinarmos como será realizado o
ensino, por exemplo, é importante que
determinemos por quê e para quê
queremos ensinar. Em outras palavras,
é importante que determinemos nossos
objetivos e, depois, escolhamos as
estratégias necessárias para que esses
objetivos sejam alcançados. Ao
perguntarmos por quê e para quê
ensinar, por exemplo, estamos
levantando questões essencialmente
filosóficas e cujas respostas revelam
muito sobre nossas idiossincrasias,
pontos de vista, concepções; revelam,
enfim, toda nossa visão de mundo.
Expõem, mesmo sem querer, o mais
profundo de nosso pensamento e
nossas posturas educacionais.
Seleção de instrumentos e técnicas
de avaliação
A seleção dos instrumentos e
técnicasdeve considerar as
competências e padrões desejados,
bem como a natureza da instituição. É
interessante pensar numa conjugação
de instrumentos que permitam captar
melhor as diversas dimensões dos
domínios das competências
(conhecimentos gerais, habilidades,
atitudes e conhecimentos técnicos
específicos).
Algumas técnicas e instrumentos
poderiam ser pensados, a saber:
desenvolvimento de projetos;
observação da resolução de problemas
em situações simuladas a partir da
realidade;
estudos de casos;
provas operatórias;
portfólios.
Os projetos são instrumentos úteis
para avaliar a aprendizagem na
educação escolar, uma vez que
permitem verificar as capacidades de:
representar objetivos a alcançar;
caracterizar propriedades daquilo que
será trabalhado;
antecipar resultados intermediários e
finais;
escolher estratégias mais adequadas
para a resolução de um Problema;
executar ações para alcançar processos
e resultados específicos;
avaliar condições para a resolução do
problema;
seguir critérios preestabelecidos.
O projeto pode ser propostopara
ser realizado individualmente e em
equipes. Nos projetos em equipe, além
das capacidades já descritas, pode-se
verificar, ainda, a presença de algumas
atitudes tais como: respeito,
capacidade de ouvir, de tomar decisões
em conjunto e de solidariedade. O
projeto prevê que o aluno se
transforme em agente multiplicador,
disseminando informações, agindo em
conjunto com outras pessoas da
comunidade, auxiliando na resolução
de problemas comuns.
Além de técnicas diversificadas para a
avaliação deverão ser utilizados no
mínimo três instrumentos diferentes
por bimestre, caracterizando o
desempenho dos alunos em diferentes
etapas de seu desenvolvimento. O
portfólioé um instrumento que
contempla registros diversos, em
momentos significativos de
aprendizagem, proporcionando assim a
visualização do processo contínuo do
desenvolvimento, tanto para o
professor quanto para o aluno.
Recuperação
Verificar a Indicação CEE 05/98 e Res.
SE 27/02.
A Lei 9.394/96, a LDB, traz na alínea "e"
do inciso V do art. 24, a
obrigatoriedade dos estudos de
recuperação, de preferência paralelos
ao período letivo, a serem disciplinados
pelas instituições de ensino em seus
regimentos.
As atividades pedagógicas que
envolvem os estudos de recuperação
devem ocorrer de forma a garantir o
processo de ensino e de aprendizagem
através de mecanismos programados
em projetos que possam claramente
identificar as defasagens ou
dificuldades dos alunos e ações para
saná-las.
É sadia e necessária a participação da
família na vida escolar dos seus filhos,
porém, não é recomendável a
transferência de incumbências.
Observe-se ainda, que postergar
defasagens detectadas no aprendizado
compromete sobremaneira a vida
escolar do aluno e compromete o
ensino que se quer de qualidade.
A partir de 1998, deverão ser
observados nos estabelecimentos de
ensino os seguintes pontos:
a) Os estudos de recuperação ou de
outras oportunidades de aprendizagem
serão oferecidos, obrigatoriamente, aos
alunos que apresentarem dificuldades
de aprendizagem e deverão ser
realizados, de preferência, no decurso
do ano letivo.
b) Revisão do sistema de avaliação da
aprendizagem do aluno, o que
implicará em reflexão sobre as
concepções de ensino e de
aprendizagem e, como conseqüência
sobre a metodologia usada nos estudos
de recuperação, que passarão a constar
da proposta pedagógica, Regimento e
Plano de Gestão da instituição de
ensino.
A recuperação será processual
(contínua) e paralela. A processual
consiste numa ferramenta
constantemente utilizada pelo
professor, durante o ano letivo.
Ocorrerá na sala de aula, no momento
em que o professor constatar a
existência de dificuldades em algum
aluno ou grupo, permitindo que, após
investigadas e corrigidas as falhas, estes
possam acompanhar normalmente as
atividades do curso.
A paralela ocorrerá nos termos da Res.
SE 27/2002, com freqüência em outro
turno e não necessariamente com o
professor da classe.
O programa de recuperação e reforço
da rede estadual inclui recuperação
contínua, paralela e de ciclo. Cabe ao
professor a responsabilidade de avaliar
diariamente seus alunos para verificar o
seu desempenho. Se nessa avaliação
for constatada dificuldade na
aprendizagem, o aluno é encaminhado
para a recuperação contínua, realizada
pelo próprio professor da classe
durante o horário normal de aulas,
através de trabalhos diversificados para
estimular o aprendizado. Caso esse
esforço não seja suficiente, o aluno é
encaminhado para a recuperação
paralela, em que os alunos são
divididos em pequenos grupos de
acordo com suas dificuldades. As
atividades acontecem em até cinco
horas semanais fora do horário normal
de aulas.
Bibliografia (do plano)
Básica - é referente à área específica do
professor.
Complementar - refere-se aos
conhecimentos pedagógicos gerais do
docente.
__________
Supervisores Responsáveis:
José Dujardis da Silva
Rosângela Ap. Ferini
Maria de Fátima S. Guatelli
Diretoria de Ensino - Região de
Bragança Paulista

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