Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ARTES : EDVARD MUNCH

O pintor norueguês Edvard Munch foi um dos pioneiros da pintura expressionista.

Munch nasceu em Løten, Hedmark, a 12 de Dezembro de 1863. A morte prematura da mãe e da irmã, a sua saúde fraca e as ruminações religiosas do pai marcaram a mente sensível de Munch, dando à sua arte a característica essencial de inquieta introspecção.

A criança doente
Com apenas 20 anos de idade, pintou a sua primeira obra de maturidade, Manhã, retratando uma jovem semivestida que está sentada na beira cama. É um estudo naturalista de luz e ambiente executado com maestria.

Um novo estilo de pintura, que se afasta das restrições do Naturalismo, irrompe com A criança doente (1885-86, repetido frequentemente depois), em que uma dolorosamente revivida memória da infância encontra uma expressão de rara simplicidade e rigor.

O grito – a obra revelação do Expressionismo
Em 1893 apareceu a obra revelação do Expressionismo, O grito, o quadro que permanece como a expressão forte e fundamental da angústia existencial. É um dos motivos mais usados no mundo inteiro, tendo sido reproduzido em inúmeras canecas, tapetes de rato, capas de livros e t-shirts.

Em seguida vieram Vampiro, Madona, A voz, Cinzas, A dança da vida e – como uma espécie de resumo da sua visão peculiarmente ambivalente da mulher – a grande composição Os três estágios da mulher (1894).

Gravuras
Em 1894 Munch começou a se dedicar às gravuras, primeiro a água-forte e a litografia, e, alguns anos depois, a xilogravura, técnica em que foi especialmente revolucionário. Hoje, gravuras como A criança doente, O beijo e Madona são entre as mais bem avaliadas das gravuras modernas. As suas gravuras incluem mais de 700 obras. Além das litografias, há cerca de 200 águas-fortes e 140 xilogravuras. Tematicamente, são bastante próximas das pinturas.

Decoração do salão nobre da Universidade de Oslo
Outras obras do primeiro decénio do século XX, como Desejo, Ciúmes e Morte de Marat, são indicativas da crise nervosa sofrida por Munch, a qual o levou a ser hospitalizado por meio ano numa clínica de Copenhaga, em 1908-09. De lá, ele retornou à Noruega e fixou residência em Kragerø. Tendo vencido, em disputa acirrada, o concurso para a decoração do salão nobre da Universidade de Oslo, o pintor lançou-se com forças recuperadas nesta formidável tarefa. O salão foi inaugurado em 1916 e logo se tornou uma obra-mestra da pintura norueguesa monumental.

Edvard Munch faleceu a 23 de Janeiro de 1944.

Colecções
A maior colecção das obras de Munch está hoje na posse do Museu Munch em Oslo. A Galeria Nacional, em Oslo, possui uma série de obras-primas, bem como uma ampla selecção das suas gravuras. O Museu de Arte de Bergen tem telas e mais de 100 gravuras.

Munch também está presente nos outros museus principais dos Países Nórdicos e em muitas colecções alemãs e suíças.

Quadros roubados
O grito da Galeria Nacional foi roubado em Fevereiro de 1994, mas foi recuperado depois de cerca de 3 meses. Em Agosto de 2004, assaltantes armados roubaram O grito e a tela Madona do Museu Munch. Os quadros foram encontrados 2 anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário