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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ARTES SURREALISMO

O surrealismo surgiu na
França na década de 1920.
Este movimento foi
significativamente
influenciadopelas teses
psicanalíticas de Sigmund
Freud, que mostram a
importância do inconsciente
na criatividade do ser
humano.
De acordo com Freud, o
homem deve libertar sua
mente da lógica imposta
pelos padrões
comportamentais e morais
estabelecidos pela sociedade
e dar vazão aos sonhos e as
informações do inconsciente.
O pai da psicanálise, não
segue os valores sociais da
burguesia como, por
exemplo, o status, a família e
a pátria.
O marco de início do
surrealismo foi a publicação
do Manifesto Surrealista, feito
pelo poeta e psiquiatra
francês André Breton, em
1924. Neste manifesto, foram
declarados os principais
princípios do movimento
surrealista: ausência da
lógica, adoção de uma
realidade
"maravilhosa" (superior),
exaltação da liberdade de
criação, entre outros.
Os artistas ligados ao
surrealismo, além de
rejeitarem os valores ditados
pela burguesia, vão criar
obras repletas de humor,
sonhos, utopias e qualquer
informação contrária a lógica.
Outros marcos importantes
do surrealismo foram a
publicação da revista A
Revolução Socialista e o
segundo Manifesto
Surrealista, ambos de 1929.
Os artistas do surrealismo
que de destacaram mais na
década de 1920 foram: o
escultor italiano Alberto
Giacometti, o dramaturgo
francês Antonin Artaud, os
pintores espanhóis Salvador
Dalí e Joan Miró, o belga
René Magritte, o alemão Max
Ernst, e o cineasta espanhol
Luis Buñuel e os escritores
franceses Paul Éluard, Louis
Aragon e Jacques Prévert.
A década de 1930 é
conhecida como o período
de expansão surrealista pelo
mundo. Artistas, cineastas,
dramaturgos e escritores do
mundo todo assimilam as
idéias e o estilo do surrealismo.

ARTES PLÁSTICAS
Foi através da pintura que as
idéias do surrealismo foram
melhor expressadas. Através
da tela e das tintas, os
artistas plásticos colocam
suas emoções, seu
inconsciente e representavam
o mundo concreto.
O movimento artístico
dividiu-se em duas correntes.
A primeira, representada
principalmente por Salvador
Dalí, trabalha com a
distorção e justaposição de
imagens conhecidas. Sua
obra mais conhecida neste
estilo é A Persistência da
Memória. Nesta obra,
aparecem relógios
desenhados de tal forma que
parecem estar derretendo.
Os artistas da segunda
corrente libertam a mente e
dão vazão ao inconsciente,
sem nenhum controle da
razão. Joan Miró e Max Ernst
representam muito bem esta
corrente. As telas saem com
formas curvas, linhas fluidas e
com muitas cores. O Carnaval
de Arlequim e A Cantora
Melancólica, são duas
pinturas de Miró que
representam o surrealismo.

LITERATURA
Os escritores do surrealismo
rejeitaram o romance e a
poesia em estilos tradicionais
e que representavam os
valores sociais da burguesia.
As poesias e textos deste
movimento são marcados
pela livre associação de
idéias, frases montadas com
palavras recortadas de
revistas e jornais e muitas
imagens e idéias do
inconsciente. O poeta Paul
Éluard, autor de Capital da
Dor e André Breton, autor de
O Amor Louco, Nadja e Os
Vasos Comunicantes, são
representantes da literatura surrealista.

CINEMA
Os cineastas também
quebraram com o
tradicionalismo
cinematográfico.
Demonstram uma
despreocupação total com o
enredo e com a história do
filme. Os ideais da burguesia
são combatidos e os desejos
não racionais afloram. Dois
filmes representativos deste
gênero do cinema são Um
Cão Andaluz (1928) e L'Âge
D'Or (1930) de Luiz Bruñuel
em parceria com Salvador Dalí.

TEATRO
O dramaturgo francês
Antonin Artaud é o maior
representante do surrealismo
no teatro, através de seu
teatro da crueldade. Artaud,
buscava através de suas
peças teatrais, livrar o
espectador das regras
impostas pela civilização e
assim despertar o
inconsciente da platéia. Um
das técnicas usadas pelo
dramaturgo foi unir palco e
platéia, durante a realização
das peças. No livro O Teatro
e seu duplo, Arnaud
demonstra sua teoria.
Sua obra mais conhecida é
Os Cenci de 1935, onde ele
conta a vida de uma família
italiana durante a fase do
Renascimento.
Nasdécadas de 1940 e 1950,
os princípios do surrealismo
influenciaram o teatro do absurdo.

O SURREALISMO NO
BRASIL
As idéias do surrealismo
foram absorvidas na década
de 1920 e 1930 pelo
movimento modernista no
Brasil. Podemos observar
características surrealistas nas
pinturas Nu e Abaporu de
Ismael Nery e da artista
Tarsila do Amaral,
respectivamente.
A obra Eu Vi o Mundo, Ele
Começava no Recife, do
artista pernambucano Cícero
Dias, apresenta muitas
características do surrealismo.
As esculturas de Maria
Martins também caminham
nesta direção.

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