Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RUDOLF LABAN

RUDOLF LABANNASCEU NA
ÁUSTRIA, EM 1879. BAILARINO,
DE TRAJETÓRIA RECONHECIDA,
DESENVOLVEU UMA NOTAÇÃO
DE MOVIMENTO, CAPAZ DE
REGISTRAR QUALQUER
MANIFESTAÇÃO DE UM
ASPECTO DO MOVIMENTO, A
"KINETOGRAPHY LABAN",
CONHECIDA TAMBÉM COMO
"LABANOTATION".
LABANBASEOU-SE NO
PARADIGMA DE QUE O
MOVIMENTO HUMANO É
SEMPRE CONSTITUÍDO DOS
MESMOS ELEMENTOS, SEJA NA
ARTE, NO TRABALHO, NA VIDA
COTIDIANA.
DESENVOLVEU TODO UM
ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS
QUE CONSTITUEM O
MOVIMENTO E A SUA
UTILIZAÇÃO, DANDO ÊNFASE
AOS ASPECTOS PSÍQUICOS E
FISIOLÓGICOS , QUE LEVAM O
SER HUMANO AO
MOVIMENTO. SUA
METODOLOGIA E A
PROFUNDIDADE DO SEU
ESTUDO, NOS AUXILIA A
ENTENDER O SER HUMANO
ATRAVÉS DO MOVIMENTO ,
NOS MAIS DIVERSOS
ASPECTOS E PODE SER
APLICADA NOS DIVERSOS
SETORES DA ATIVIDADE
HUMANA: ARTES, EDUCAÇÃO,
TRABALHO,PSICOLOGIA,
SOCIOLOGIA, ETC.
PODEMOS OBSERVARQUE
O SER HUMANO, MOVIMENTA-
SE PARA SATISFAZER ALGUMA
NECESSIDADE, REALIZANDO A
SATISFAÇÃO DE ALGUM
DESEJO, DE ALGO QUE LHE
TENHA VALOR.
DIVIDIMOS NOSSOS
MOVIMENTOS EM DUAS
CATEGORIAS:
MOVIMENTOS TANGÍVEIS
E
MOVIMENTOS
INTANGÍVEIS.
POR EXEMPLO:QUANDO
VOCÊ ESTA COM SEDE,VOCÊ
PEGA UM COPO , VAI EM
DIREÇÃO A GELADEIRA, ABRE ,
PEGA A GARRAFA DE ÁGUA E
ENCHE O COPO - ESTA É A
PARTE TANGÍVEL DO
MOVIMENTO! AGORA A
FORMA COMO VOCÊ SE
DESLOCA ATÉ A GELADEIRA, O
JEITO COMO PEGA O COPO, A
VELOCIDADE COM QUE
DERRAMA A ÁGUA DENTRO DO
COPO, O JEITO DE ENGOLIR Á
ÁGUA, SERIAM AS PARTES
INTANGÍVEIS DO MOVIMENTO,
SERIA PROPRIAMENTE A
DESCRIÇÃO DO QUE NOS
MOTIVA, DE FORMA NÃO
APARENTE, MAS QUE REVELA
UMA LINGUAGEM VELADA
ATRAVÉS DO MOVIMENTO,
ONDE PARA TRADUZIR ESTA
"INTANGIBILIDADE"
NECESSITARÍAMOS
DECODIFICAR OS ESFORÇOS
BÁSICOS DO MOVIMENTO -
PESO, TEMPO, FLUXO E
DIREÇÃO - QUE EM SUAS
COMBINAÇÕES PRODUZEM
ESTADOS , QUALIDADES,
AÇÕES DE MOVIMENTO E
PARALELAMENTE
CARACTERIZAM AÇÕES
PSÍQUICAS PRESENTES EM
NOSSOS ATOS.
ASSIM,OBSERVAMOS QUE
NOSSO CORPO PODE SER
COMPARADO À UMA
ORQUESTRA TODA
SINTONIZADA, AFINADA,ONDE
UMA PARTE , UM
INSTRUMENTO, ESTA
ASSOCIADO AO OUTRO.
O MOVIMENTO, A AÇÃO
DE UMA PARTE DO CORPO
DEVE SER SEMPRE ENTENDIDA
EM RELAÇÃO AO TODO , POR
QUE ESTE ESTARÁ SEMPRE
AFETANDO E SENDO AFETADA
POR ESTE, SEJA POR UMA
RELAÇÃO HARMÔNICA OU DE
CONTRAPOSIÇÃO.
DEVEMOS ESTAR ATENTOS
A DETERMINADAS
PERGUNTAS , QUE VÃO
NOS GUIAR EM UM
ANÁLISE
DE MOVIMENTO , NOS
AJUDANDO A ESCLARECER
O QUE PARECE SER
INEXPLICÁVEL:
1) QUAL É A PARTE QUE SE
MOVE?
2) EM QUE DIREÇÃO OU
DIREÇÕES DO ESPAÇO
O MOVIMENTO SE REALIZA?
3)QUAL A VELOCIDADE EM
QUE O MOVIMENTO É
EFETUADO?
4) QUE GRAU DE ENERGIA
MUSCULAR É GASTO NO
MOVIMENTO?
POR EXEMPLO, SE AS
RESPOSTAS FOSSEM
RESPECTIVAMENTE:
1)BRAÇO E MÃO
2)ESPAÇO DIRETO
3) TEMPO RÁPIDO
4)INTENSA - PESO FORTE
TERÍAMOS UMA AÇÃO
BÁSICA
QUE CHAMAMOS DE
SOCAR
ENTÃO, PODEMOS
ANALISAR QUE
OS ESFORÇOS DE PESO ,
TEMPO , FLUÊNCIA, E
ESPAÇO
SÃO ELEMENTOS QUE
COMBINADOS DE CERTAS
FORMAS
GERAM
"AÇÕES CORPORAIS"
ESPECÍFICAS :
EM RELAÇÃO AO PESO , UMA
ATITUDE RELAXADA OU
ENÉRGICA
EM RELAÇÃO AO ESPAÇO, UMA
ATITUDE FLEXÍVEL-INDIRETA
OU DIRETA - LINEAR
EM RELAÇÃO AO TEMPO,UMA
ATITUDE CURTA- RÁPIDA OU
PROLONGADA- LENTA
EM RELAÇÃO A FLUÊNCIA OU
FLUXO, UMA ATITUDE LIVRE -
LIBERTA OU
CONTROLADA-CONTIDA
ASSIM, NOS VEMOS DIANTE
DE UM UNIVERSO ENORME DE
COMBINAÇÕES DE ESFORÇOS,
QUE GERAM AÇÕES DE
MOVIMENTO COMO O
SOCAR, O TALHAR, O
PONTUAR, O SACUDIR,O
PRESSIONAR, O TORCER, O
DESLIZAR, O FLUTUAR...
E A PARTIR DESTAS AÇÕES
BÁSICAS, OBTEMOS UMA
SÉRIE DE
AÇÕES DERIVADAS( QUE
SÃO TIDAS COMO AÇÕES
ELEMENTARES INCOMPLETAS ,
POIS UM OU DOIS ESFORÇOS
NÃO ESTAREM TÃO PRESENTE
OU OCULTADOS ).
OBSERVE:
A PARTIR DO SOCAR ->
EMPURRAR,CHUTAR,CUTUCAR
A PARTIR DO TALHAR ->
BATER, ATIRAR,CHICOTEAR
A PARTIR DO PONTUAR ->
PALMADINHA, ABANAR
A PARTIR DO SACUDIR ->
ROÇAR, AGITAR
A PARTIR DO PRESSIONAR ->
PRENSAR, PARTIR,
APERTAR
A PARTIR DO TORCER ->
ARRANCAR, COLHER,
ESTICAR
A PARTIR DO DESLIZAR ->
ALISAR, LAMBUZAR,
BORRAR
A PARTIR DO FLUTUAR ->
ESPALHAR, MEXER,
REMADA
TODAS AS AÇÕES BÁSICAS
E DERIVADAS
SÃO COMBINAÇÕES
VARIÁVEIS DOS FATORES
DE
PESO,TEMPO , ESPAÇO,
FLUXO,
EM GRAUS DE
INTENSIDADE DIFERENTES.
EM UMA AÇÃO BÁSICA
COMO
SOCARVOCÊ ENCONTRA
PRESENTE
O PESO FORTE E E O ESPAÇO
DIRETO
TALHAR VOCÊ ENCONTRA O
PESO FORTE JÁ ASSOCIADO
A UM ESPAÇO INDIRETO -
FLEXÍVEL E O TEMPO LENTO
PONTUARO PESO JÁ É LEVE
COM
O FATOR ESPAÇO SENDO
DIRETO E O TEMPO RÁPIDO
PRESSÃOO PESO É FORTE, O
ESPAÇO DIRETO
E O TEMPO LENTO
FLUTUARO PESO É LEVE COM
ESPAÇO INDIRETO
E O TEMPO LENTO
SACUDIRO PESO JÁ É LEVE ,
O ESPAÇO INDIRETO E O
TEMPO RÁPIDO
DESLIZARO PESO É LEVE , O
ESPAÇO É DIRETO
E O TEMPO É LENTO
TORCERO PESO É FORTE, O
ESPAÇO INDIRETO
E O TEMPO LENTO
ENCONTRANDO
RESISTÊNCIA EXTERNA OU
UMA DÚVIDA INTERNA, A
AÇÃO BÁSICA SERÁ
RETARDADA E MANTIDA ,
TRANSFORMANDO-SE NAS
SEGUINTES MODALIDADES
DESCRITAS A SEGUIR!
O QUE ACONTECE, DE FATO, É
QUE O FATORTEMPOFOI O
ESFORÇO QUE DETERMINOU A
MUDANÇA DA AÇÃO
CORPORAL,MESMO QUE ESTE
ESTEJA LATENTE!
OBSERVE:
"SOCAR - FORTE , DIRETO,
TEMPO RÁPIDO
PARA
PRESSÃO - FORTE ,DIRETA,
TEMPO LENTO"< **** "TALHAR - FORTE , INDIRETO E TEMPO RÁPIDO PARA TORCER - FORTE,INDIRETO E TEMPO LENTO" **** "PONTUAR - LEVE, DIRETO E TEMPO RÁPIDO PARA DESLIZAR - LEVE , DIRETO E TEMPO LENTO">
****
SACUDIR - LEVE ,INDIRETO E
TEMPO RÁPIDO
>
PARA
FLUTUAR - LEVE, INDIRETO E
TEMPO LENTO"
DESCENDO MAIS FUNDO,
VAMOS DECODIFICAR OS
ELEMENTOS DE ESFORÇOS
( PESO - TEMPO - ESPAÇO -
FLUXO) EM DOIS
COMPONENTES:
- UM DELES É OPERATIVO
E MENSURÁVEL
- O OUTRO É PESSOAL E
CLASSIFICÁVEL
QUERO DIZER,
NO OPERATIVO, VOCÊ É
ATIVO SOBRE O ESFORÇO
NO CLASSIFICÁVEL,O
ESFORÇO É ATIVO SOBRE VOCÊ
OU SEJA, TORNA-SE PASSIVO ;
SOFRE A INFLUÊNCIA DO
ESFORÇO SOBRE SEU
MOVIMENTO.
VAMOS DEFINIR, PARA
ENTENDERMOS MELHOR...
PESO
FORTE
ATIVO - OPERATIVO :FIRME,
PESO FORTE,CONSISTE DE UMA
RESISTÊNCIA FORTE AO PESO
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL :
PESADO, SENSAÇÃO DE
MOVIMENTO DE PESO,
MOVIMENTAÇÃO PESADA
LEVE
ATIVO - OPERATIVO :TOQUE
SUAVE, PESO LEVE
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL:
RESISTÊNCIA FRACA AO PESO,
ATITUDE FROUXA,AUSÊNCIA DE
PESO
****
TEMPO
RÁPIDO
ATIVO - OPERATIVO : SÚBITO,
TEMPO RÁPIDO, VELOCIDADE
RÁPIDA
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL:
CURTO ESPAÇO DE TEMPO,
SENSAÇÃO DE
INSTANTANEIDADE
LENTO
ATIVO - OPERATIVO :ESFORÇO
SUSTENTADO, VELOCIDADE
LENTA
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL:
MOVIMENTO DE LONGA
DURAÇÃO OU DE UMA
SENSAÇÃO SEM FIM
****
ESPAÇO
DIRETO
ATIVO - OPERATIVO : ESPAÇO
DIRETO, LINHA RETA QUANTO
À DIREÇÃO
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL:
SENSAÇÃO DE ESTREITEZA
INDIRETO
ATIVO -
OPERATIVO :INDIRETO, LINHA
ONDULANTE QUANTO À
DIREÇÃO
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL:
SENSAÇÃO DE UMA EXTENSÃO
FLEXÍVEL NO ESPAÇO,
SENSAÇÃO DE ESTAR EM TODA
A PARTE
BOM,ENQUANTO NO ATIVO -
OPERATIVO, NAS AÇÕES
FUNCIONAIS PROPRIAMENTE
DITAS, A SENSAÇÃO DO
MOVIMENTO NÃO PASSA DE
UM FATOR SECUNDÁRIO , NO
PASSIVO - CLASSIFICÁVEL OU
SITUAÇÕES EXPRESSIVAS, A
EXPERIÊNCIA PSICOSSOMÁTICA
É EXTREMAMENTE RELEVANTE!
ANALISAMOS QUE OS
FATORES DE PESO, TEMPO,
ESPAÇO
NAS AÇÕES CORPORAIS
MUDAM DE FORMA
ENFÁTICA:
O FATOR PESO
SE TRANSFORMA EM
SENSAÇÃO DE PESADO
OU LEVEZA
O FATOR TEMPO
SE TRANSFORMA EM
SENSAÇÃO DE
DURAÇÃO OU
PASSAGEM
O FATOR ESPAÇO
SE TRANSFORMA EM
SENSAÇÃO DE
EXPANSÃO OU
PLASTICIDADE
JÁ O FATOR FLUXO
POSSUI UMA
COMPLEXIDADE MAIOR!
ESTE FATOR
SE RELACIONA
À FACILIDADE DE
MUDANÇA!
QUANDO A SENSAÇÃO DE
CONTINUIDADE DO FLUIR
VAI SENDO
ATENUADA,FLUXO
CONTIDOPODEMOS FALAR
EM SENSAÇÃO DE "PAUSA",
MAS O MOVIMENTO
CONTINUA... SÓ QUE MAIS
CONTROLADO!
E, QUANDO O ESFORÇO
DE FLUÊNCIA É LIVRE, UM
FLUXO LIBERTADO,
A SENSAÇÃO É DE FLUIDEZ
DO MOVIMENTO! UM FLUIR
PARA FORA, CAPACIDADE DE
EMISSÃO,EXPRESSÃO...
ASSIM,
AS VARIAÇÕES DE
ESFORÇOS EM TERMOS
PSICOSSOMÁTICOS OU AS
QUALIDADES DA EXPERIÊNCIA
PSICOSSOMÁTICA PODEM SER
ORGANIZADAS COMO AS
OITOSENSAÇÕES
BÁSICAS DO
MOVIMENTO,DA MESMA
FORMA QUE EXISTEM AS
OITO AÇÕES BÁSICAS
DO MOVIMENTO.
VAMOS À ELAS:
AGORA USANDO
A CRUZ DOS ESFORÇOS
ONDE REGISTRAMOS OS
FATORES
DE
TEMPO , ESPAÇO, FLUXO E
DIREÇÃO
CRUZ DOS ESFORÇOS
DIAGRAMAÇÃO BÁSICA
DO
SISTEMA LABAN DE
NOTAÇÃO,
OBJETIVO: ANÁLISE DAS
AÇÕES DE MOVIMENTO ,
A PARTIR DA
ESQUEMATIZAÇÃO DOS
ESFORÇOS PRESENTES
EM CADA UMA DAS AÇÕES
DE MOVIMENTO.
PESO ( LINHA VERTICAL),
TEMPO ( DOIS TRAÇOS
HORIZONTAIS),
FLUXO ( LINHA
HORIZONTAL),
ESPAÇO ( LINHA DIAGONAL
PARA CIMA E PARA O LADO)
ASSIM,VEREMOS COMO AS
AÇÕES DE MOVIMENTO
SÃO REPRESENTADAS
ATRAVÉS DESTE
DIAGRAMA ...
VEJA OS DIAGRAMAS
ABAIXO
PODEMOS OBSERVAR QUE
EXISTEM DUAS AÇÕES
BÁSICAS DE MOVIMENTO,
O SOCAR E O FLUTUAR,
QUE GERAM DOIS GRUPOS
VINCULADOS À ESTAS
ATRAVÉS DA MUDANÇA
DE ESFORÇOS!
SOCAR
FLUTUAR
AGORA, OBSERVE COMO
ESTAS AÇÕES
FICAM REPRESENTADAS
NA CRUZ DOS ESFORÇOS!
DERIVADAS DE SOCAR
DERIVADAS DE FLUTUAR
PARA QUE SERVE TUDO
ISTO?
TE AJUDA A
DESMISTIFICAR O
MOVIMENTO...
SABER QUE ESTE PODE
SER DECODIFICADO
ATRAVÉS DE UMA ESCRITA
QUE LHE AUXILIA
AO ESCREVER UMA
COREOGRAFIA,
ANALISAR MOVIMENTOS
PREPONDERANTES EM
UMA SITUAÇÃO ,
UMA PESSOA,
UMA CONVERSA,
UM AMBIENTE,
UM ESTADO
EMOCIONAL,ETC...
VAMOS VER AGORA, AS
EXPERIÊNCIAS
PSICOSSOMÁTICAS
QUE ESTÃO
RELACIONADAS COM
ESTAS
DUAS AÇÕES BÁSICAS
SOCAR E FLUTUAR
E
NAS SUAS AÇÕES GRUPAIS
RESPECTIVAS
NA AÇÃO FUNDAMENTAL
DE
FLUTUAR - A SENSAÇÃO DO
MOVIMENTO QUE LHE É
CARACTERÍSTICA , PODERIA SER
CHAMADA DE SUSPENSA.
O FATOR PESO TRADUZ
LEVEZA, PESO LEVE,COMO SE
ESTIVESSE BOIANDO.
O FATOR TEMPO - DURAÇÃO ,
TRADUZ A SENSAÇÃO DE
DURAÇÃO LONGA , COMO SE
O TEMPO FOSSE
INTERMINÁVEL.
O FATOR ESPAÇO - EXPANSÃO
É FLEXÍVEL, COM SE ESTIVESSE
SE ENRUGANDO NO ESPAÇO.
AGORA, AS TRÊS SENSAÇÕES
BÁSICAS DOS MOVIMENTOS
(EXPERIÊNCIA
PSICOSSOMÁTICA) QUE MAIS
SE RELACIONAM À SENSAÇÃO
"SUSPENSA"PODEM SER
CARACTERIZADAS DA
SEGUINTE FORMA:
RELAXADA: NESTA, A
SENSAÇÃO DE PESO FOI
ALTERADA E TORNOU-SE
PESADA. LOGO, SEUS TRÊS
COMPONENTES SÃO: PESADO -
FLEXÍVEL - LONGO
EXCITADA: NESTA, A
SENSAÇÃO DO TEMPO FOI
ALTERADA E TORNOU-SE
CURTA. LOGO, SEUS TRÊS
COMPONENTES SÃO: LEVE -
FLEXÍVEL - CURTO
EUFÓRICA:NESTA, A SENSAÇÃO
DO ESPAÇO FOI ALTERADA E
TORNOU-SE FILIFORME. LOGO.
SEUS TRÊS COMPONENTES
SÃO:LEVE -FILIFORME - LONGO
NA AÇÃO FUNDAMENTAL
DE
SOCAR - SUA SENSAÇÃO DE
MOVIMENTO INERENTE É O
QUE PODEMOS DESCREVER
COMO "DEIXAR CAIR".
O FATOR DE PESO SE TORNA
PESADO, COMO SE FOSSE
ARRASTADO PARA BAIXO.
O FATOR TEMPO SE TORNA
CURTO, COMO UM INSTANTE.
O FATOR ESPAÇO SE TORNA
FILIFORME , COMO UMA
ABERTURA LONGA E ESTREITA
NO ESPAÇO.
AGORA, AS TRÊS SENSAÇÕES
BÁSICAS DOS MOVIMENTOS
(EXPERIÊNCIA
PSICOSSOMÁTICA) QUE MAIS
SE RELACIONAM À SENSAÇÃO
"DE DEIXAR CAIR"PODEM SER
CARACTERIZADAS DA
SEGUINTE FORMA:
ESTIMULADA: NESTA A
SENSAÇÃO DE PESO FOI
ALTERADA E TORNOU-SE LEVE.
LOGO, SEUS COMPONENTES
SÃO: LEVE -FILIFORME -CURTO.
AFUNDANDO: NESTA A
SENSAÇÃO DE TEMPO FOI
ALTERADA E TORNOU-SE
LONGA. LOGO, SEUS
COMPONENTES SÃO: PESADO -
FILIFORME -LONGO.
DESMORONANDO: NESTA A
SENSAÇÃO DO ESPAÇO FOI
ALTERADA E TORNOU-SE
FLEXÍVEL. LOGO, SEUS
COMPONENTES SÃO: PESADO -
FLEXÍVEL -CURTO.
OBSERVARAM, COMO É
INTERESSANTE?
AS EMOÇÕES PODEM SER
ENTENDIDAS
EM TERMOS DE
MOVIMENTO...
LOGO, TEMOS UM
INSTRUMENTO PARA
INICIAR
UM PROCESSO DE
TRANSFORMAÇÃO
EMOCIONAL
ASSOCIADO AO DE
AMPLIAÇÃO DE
NOSSO VOCABULÁRIO DE
MOVIMENTOS!
É CLARO QUE TEMOS MUITO
MAIS A EXPLORAR NESTE
UNIVERSO ENORME DO
SISTEMA LABAN DE ANÁLISE
DE MOVIMENTO!
MAS, GOSTARIA DE
DEIXAR RESSALTADO
AQUI ALGUNS ASPECTOS...
OBSERVE BEM, OS PONTOS DO
ESPAÇO EM QUE SEUS
MOVIMENTOS SE
DIRIGEM,SUAS EXPRESSÕES
FACIAIS: SE ESTÃO PARA CIMA ,
PARA BAIXO, PARA
DENTRO ,PARA FORA, DE
FORMA DIRETA OU
INDIRETA,COM FLUXO LIVRE
OU FLUXO CONTIDO, COM
PESO FORTE OU LEVE, SE SÃO
RÁPIDOS OU LENTOS,QUAL AS
SUAS SENSAÇÕES RELAXADA,
EXCITADA, EUFÓRICA,
ESTIMULADA, AFUNDADA,
DESMORONADA, QUAL O
DESENHO,OS PERCURSOS QUE
SEUS PÉS TRAÇAM NO CHÃO,
QUE SEUS BRAÇOS TRAÇAM
NO ESPAÇO, SE SEUS
MOVIMENTOS SÃO
SIMÉTRICOS OU ASSIMÉTRICOS,
ETC...
VOCÊ AGORA JÁ SABE UM
POUCO DESTE VOCABULÁRIO E
PODE COMEÇAR Á OBSERVAR
ATRAVÉS DE UMA OUTRA
ÓTICA!
ISTO É UM EXERCÍCIO,
NÃO ACONTECE DE UMA
HORA PARA OUTRA...
SAIBA, QUE CADA
SOCIEDADE ENFATIZA
DETERMINADOS
ESFORÇOS EM SUAS
RESPECTIVAS ÉPOCAS.
E, NO PERÍODO
HISTÓRICO SEGUINTE OS
ESFORÇOS
CONTRAPOSTOS SURGEM
COMO UMA FORMA DE
RESTABELECER O
EQUILÍBRIO DESTA
SOCIEDADE!
SE POR EXEMPLO, ENFATIZA-SE
A LEVEZA OU O TOQUE LEVE,
DEGENERA-SE A FORÇA DO
CORPO.
SE NÃO É MAIS VALORIZADO
OS MOVIMENTOS GRANDES E
FLEXÍVEIS,
A RIGIDEZ FICA CRISTALIZADA.
SE AS AÇÕES SUSTENTADAS
SÃO OBJETO DE HIPER
VALORIZAÇÃO,
FICAM PREJUDICADAS AS
CAPACIDADES EM TOMAR
DECISÕES RÁPIDAS.
SE A VELOCIDADE PASSA A
SER UM IDEAL DE
COMPORTAMENTO,
ESTA RAPIDEZ GERA
PROBLEMAS NO SISTEMA
NERVOSO.
UMA FLEXIBILIDADE EXCESSIVA
PROVOCA UMA REAÇÃO
ANTAGÔNICA, AO SE TOMAR
QUALQUER TENTATIVA DE
ABORDAR DE FORMA DIRETA E
OBJETIVA COISAS E IDÉIAS,
PODENDO PROVOCAR A FUGA
DE QUESTÕES E TEMAS
DIRETOS E CLAROS.
E, POR SUA VEZ ,A
BRUTALIDADE SOCIAL VAI
SEMPRE EXALTAR
A SUPREMACIA DA FORÇA
FÍSICA.
ASSIM,VEMOS QUE AO
PRIORIZARMOS
DETERMINADOS
ESFORÇOS,
A COMBINAÇÃO DE
DETERMINADAS AÇÕES DE
MOVIMENTO,
CRIAMOS SEMPRE UM
ESTADO DE
DESEQUILÍBRIO
INDIVIDUAL OU SOCIAL.
PORTANTO,AMPLIE CADA
VEZ MAIS SEU
VOCABULÁRIO DE
MOVIMENTO!
ESTE LEQUE DE
MOVIMENTOS LHE TRARÁ
MAIOR EQUILÍBRIO EM
TODOS OS SETORES DA
VIDA...
BOM , ISTO FOI O NOSSO
PRIMEIRO PASSO!
IREMOS NOS APROFUNDAR EM
LABAN 2,
ONDE ABORDAREI
ESTADOS E IMPULSOS...
CLIQUE AQUI EM BAIXO
SEGUE UMA SEQÜÊNCIA
DE SLIDES
IMAGENS QUE PESQUISEI
PARA PODERMOS EXERCITAR
NOSSA ANÁLISE DE
MOVIMENTOS ,SONS ,SITUAÇÕES!
ENFIM , TUDO QUE ACONTECE
Á SUA VOLTA...
CLIQUE COM A SETA VOLTAR
PARA RETORNAR A ESTA
PÁGINA
QUALQUER DÚVIDA
ESCREVAM PARA MIM...
SOCIEDADE@ARTEESOCIEDADE.COM
Sign Guestbook View Guestbook
VIVENCIEM SEMPRE ESTA
IDÉIA
"MOVIMENTO É VIDA,
EXPRESSE-SE!!!"
CLAUDIA FERNANDES
CIENTISTA SOCIAL
PROF. EXPRESSÃO CORPORAL
PÓS - GRADUAÇÃO EM ARTE-
TERAPIA
PÓS - GRADUAÇÃO EM
TERAPIA ATRAVÉS DO
MOVIMENTO
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
"DOMÍNIO DO MOVIMENTO -
RUDOLF LABAN"
SUMMUS EDITORIAL
AGORA, FAÇO UM LINK
PARA UMA DAS MAIORES
AUTORIDADES EM
SISTEMA LABAN NO
BRASIL . UM SER HUMANO
DO BEM , SIMPLES,
HUMILDE QUE ESTA
SEMPRE
CORRELACIONANDO O
SEU TRABALHO COM O
PROCESSO PEDAGÓGICO
NO ESTADO DE SÃO
PAULO.
ESPERO, SINCERAMENTE,
QUE O MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO E DA CULTURA
CHAMEM ESTA
AUTORIDADE, CHAMADA
LENIRA RANGEL-PHD,
PARA ESPALHAR PELO
BRASIL INTEIRO O SEU
FANTÁSTICO TRABALHO
COM O SISTEMA LABAN!
PARABÉNS LENIRA,POR
TODO O SEU AMOR PELO
SER HUMANO...
LENIRA RANGEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário