Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

OS MÉTODOS DE ENSINO


Há vários métodos de ensino que
foram criados justamente para que as
crianças aprendam com mais facilidade
e possam assim aproveitar tudo o que
o ensino e a educação lhe oferecem.
Cada um desses métodos deve ser
estudado e aplicado em um tipo
especifico de aluno ou sala de aula, e
cada escola pode seguir um destes
métodos de ensino ou a combinação
de vários. Por isso mesmo é importante
você conhecer alguns deles e quando
for matricular seu filho numa escola
informar-se relativamente ao método
de ensino seguido pela escola.
A pedagogia Waldorf é um método
de ensino baseado nos estudos do
filósofo alemão Rudolf Steiner. Esse
método trabalha o desenvolvimento da
criança em três âmbitos: físico, social e
individual. Os alunos têm que ser
divididos em faixas etárias e não em
séries, já que cada idade tem uma
necessidade especifica que precisa ser
atendida. Neste caso a criança estuda
na mesma turma dos 7 aos 14 anos;
não há repetência.
O outro método é Maria Montessori,
que usando o Piaget desenvolveu uma
proposta pedagógica para o
desenvolvimento infantil. Para ela, o
ensino deve ser ativo e cada criança
desenvolve um sendo se
responsabilidade e aprendizado
próprios. Essa técnica enfatiza a
concentração de cada criança por meio
da manipulação de objetos. O papel do
professor é ser um guia que remove as
dificuldades das crianças. Esse método
usa muitos jogos e brinquedos lúdicos
e pedagógicos para tornar tudo mais
interessante.
Já o método Piaget diz que a criança
entende o mundo espontaneamente e
assimilando as coisas. A criança é que
fica responsável por organizar ela
mesma os dados que recebe; assim ela
percebe a melhor maneira de
compreender a realidade. Para Piaget,
a criança tem uma inteligência lógica
que se regula conforme ela evolui. As
noções de volume, sequência,
proporção e quantidade surgem
naturalmente quando a criança
interage com o meio. No método
Piaget, a escola deveria acompanhar a
curiosidade do aluno, propondo
atividade e temas que interessem ele
naquele momento. É como se a criança
naturalmente quisesse aprender.
O pragmatismo também é conhecido
como instrumentalismo. É um
método que se baseia na ideia que a
inteligência é um instrumento e se
privilegia a resolução dos problemas e
da ciência aplicada. É um modelo que
foca mais a parte das disciplinas
humanas e filosóficas.
Existe ainda o método construtivismo
pós-piagetiano foi elaborado por uma
ex-aluna de Piaget. Ela expandiu as
ideias do mestre para o campo da
leitura e da escrita. Ela descobriu então
que os alunos descobrem as regras da
leitura antes mesmo de começarem a
vida escolar. A grande maioria das
crianças tem a capacidade de se
alfabetizar sozinha, desde que
estimulada por outras pessoas e
inserida em um ambiente de
alfabetizados.
E por fim, o ensino tradicional. É o
método que mais predomina nas
escolas e se prioriza totalmente o
conteúdo centrado na figura do
professor, que é a figura do transmissor
da cultura. O sistema de avaliação é
que mede a quantidade de informação
absorvida pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário