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quinta-feira, 22 de março de 2012

ARTE : PRÉ - HISTÓRIA.

Texto extraído do site:
www.historiadaarte.com.br , com
citações do livro Arte comentada: da
pré-história ao pós-moderno, de Carol
Strickland (Rio de Janeiro: Ediouro,
2003).
Um dos períodos mais fascinantes da
história humana é a Pré-História. Esse
período não foi registrado por nenhum
documento escrito, pois é exatamente
a época anterior à escrita. Tudo o que
sabemos dos homens que viveram
nesse tempo é o resultado da pesquisa
de antropólogos, historiadores e dos
estudos da moderna ciência
arqueológica, que reconstituíram a
cultura do homem.
Os primeiros objetos artísticos criados
pelo homem não foram criados para
adornar o corpo ou decorar cavernas,
e sim com o intuito de controlar ou
aplacar as forças da natureza. Ou seja,
hoje consideramos arte rupestre, mas
na época os homens não faziam essas
pinturas e objetos com intuitos
artísticos, mas sim de sobrevivência,
poder e magia.
O homem passou da mentalidade
Neanderthal a Cro-magnon, ou
seja, ao invés da mentalidade do
homem estar voltada à construção de
instrumentos como era anteriormente,
passou a ser voltada à construção de
imagens.
Pinturas rupestres da caverna de
Altamira, na Espanha(14.000a.C.).
Diz-se que as pinturas dessa caverna
foram descobertas por acaso por um
senhor e sua filha que estavam
explorando as cavernas em 1869,
quando, ao ver que o pai estava
batendo a cabeça no teto da caverna,
a filha pôde observar as diversas
pinturas que rondavam o teto e as
paredes. A autenticidade dos desenhos
só foi reconhecida cerca de 40 anos
depois.
Divisão da Pré-História:
Paleolítico (pedra antiga)
A principal característica dos desenhos
da Idade da Pedra Lascada é o
naturalismo. O artista pintava os seres,
um animal, por exemplo, do modo
como o via de uma determinada
perspectiva, reproduzindo a natureza
tal qual sua vista captava. Atualmente,
a explicação mais aceita é que essa
arte era realizada por caçadores, e que
fazia parte do processo de magia por
meio do qual procurava-se interferir na
captura de animais, ou seja, o pintor-
caçador do Paleolítico supunha ter
poder sobre o animal desde que
possuísse a sua imagem. Eram feitas
em rochedos e paredes de cavernas. O
homem deste período era nômade.
Gruta de RODÉSIA, África, com mais
de 40.000 anos.
Antes de pintar as paredes da caverna,
o homem fazia ornamentos corporais,
como colares, e, depois magníficas
estatuetas, como as famosas “Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo,
que demonstram a pintura rupestre,
algumas delas são:
Caverna de LASCAUX França, suas
pinturas foram achadas em 1942, têm
17.000 anos. A cor preta, por exemplo,
contém carvão moído e dióxido de
manganês. Dois meninos acharam
quando estavam passeando nas
redondezas da área, quando perderam
o cachorro e acharam-no na caverna.
Por atrair muitos turistas e curiosos, os
desenhos começaram a ser escondidos
por fungos e umidade, o que fez com
que a caverna ficasse fechada ao
público a partir de 1963:
Caverna de CHAUVET, França, há
ursos, panteras, cavalos, mamutes,
hienas, dezenas de rinocerontes
peludos e animais diversos, descoberta
em 1994:
Os artistas do Paleolítico Superior
realizaram também trabalhos em
escultura. Mas, tanto na pintura
quanto na escultura, nota-se a
ausência de figuras masculinas.
Predominam figuras femininas, com a
cabeça surgindo como prolongamento
do pescoço, seios volumosos, ventre
saltado e grandes nádegas. Destaca-se:
Vênus de Willendorf (25.000 a
20.000. a.C. - escultura mais antiga
que se tem conhecimento).
Os traços volumosos enfatizam a
fertilidade na mulher. Quanto mais
volumosa era a mulher, mais fértil e
mais atraente. E se os padrões de
beleza continuassem assim até hoje,
como seria a Vênus se ela fosse
humana, e não mais uma escultura?
Provavelmente assim. Atraentes ou
não, padrões de beleza são culturais.
Período Neolítico (pedra nova ou
polida)– o clima se tornou mais
temperado e os homens saíram das
cavernas, pois o gelo derreteu e agora
o homem começou a usar o espaço ao
seu redor. A fixação do homem da
Idade da Pedra Polida, garantida pelo
cultivo da terra/agricultura e pela
manutenção de manadas/gado,
ocasionou um aumento rápido da
população e o desenvolvimento das
primeiras instituições, como família e a
divisão do trabalho. Assim, o homem
do Neolítico desenvolveu a técnica de
tecer panos, de fabricar cerâmicas e
construiu as primeiras moradias,
constituindo-se os primeiros arquitetos
do mundo. Conseguiu ainda, produzir
o fogo através do atrito e deu início ao
trabalho com metais. Seus complexos
arquitetônicos eram feitos com pedras
encaixadas e amontoadas.
Todas essas conquistas técnicas
tiveram um forte reflexo na arte. O
homem, que se tornara um camponês,
não precisava mais ter os sentidos
apurados do caçador do Paleolítico, e
o seu poder de observação foi
substituído pela abstração e
racionalização. Como conseqüência
surge um estilo simplificador e
geometrizante, sinais e figuras mais
que sugerem do que reproduzem os
seres. Os próprios temas da arte
mudaram: começaram as
representações da vida coletiva.
Além de desenhos e pinturas, o artista
do Neolítico produziu uma cerâmica
que revela sua preocupação com a
beleza e não apenas com a utilidade
do objeto, também esculturas de
metal.
IDADE DOS METAIS
• aparecimento de metalurgia;
• aparecimento das cidades;
• invenção da roda;
• invenção da escrita; e
• arado de bois.
Um filme que retrata a pré-história é A
Guerra do Fogo (La Guerre du Feu), de
1981, do diretor francês Jean-Jacques
Anaud.

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